segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

PAULO GAMA - 15.12.2008



TURFE BRASILEIRO BRILHA NA MAIOR FESTA DO TURFE ARGENTINO

Por muito pouco a criação nacional não pintou nas cores verde e amarelo a raia de grama do Hipódromo de San Isidro, em Buenos Aires, na Argentina. Negro da Gaita, criado pelo Stud Mega, e propriedade da Coudelaria Jéssica, foi o segundo colocado do Grande Prêmio Carlos Pellegrini. Reraise, reservado do Stud TNT, foi o terceiro, bem próximo do ganhador, o argentino Life of Victory. Na milha internacional, o Grande Prêmio Joaquín S. de Anchorena, a vitória sorriu para o fenômeno, Jorge Ricardo, recordista mundial de triunfos, que conduziu Inter Optimist a vitória de ponta a ponta. Foi de tirar o fôlego.
Mais uma vez foi uma festa de gala a realização do Pellegrini. Hipódromo lotado, público entusiasmado e participação efetiva dos brasileiros. O treinador Leandro Guignoni esteve na cabine de transmissões do Jockey Club Brasileiro e conversou conosco sobre o evento. Mostrou-se impressionado, em primeiro lugar, com a empolgação e o amor do povo argentino pelo turfe. E, além disso, mostrou-se surpreso com a idolatria de todos pelo jóquei brasileiro, Jorge Ricardo.
“A gente custa a acreditar na paixão do povo argentino pelo esporte. É emocionante a alegria e o comprometimento das pessoas em relação às corridas. Durante toda a semana Buenos Aires respirou o evento. Matérias nos jornais e também nos canais de televisão. Ninguém fica alheio ao significado e a tradição do Pellegrini. E o Ricardinho é um ídolo consagrado. Nas ruas, ele não tem sossego. Os turfistas pedem para ele dar autógrafos, tirar fotos e conversar sobre turfe. Depois da milha internacional, os argentinos o jogaram para cima como se fosse uma bola de vôlei”, contou Leandro.
Leandro lamentou a derrota de Negro da Gaita. Lembrou da dificuldade para superar todas as etapas que envolvem a viagem de um puro-sangue para correr no exterior. Depois de tudo correr bem até a hora do páreo perder em cima do disco, segundo ele, foi muito doloroso. Mas ficou o consolo da valorização do potro e também o orgulho pelos elogios e o reconhecimento da mídia local. O treinador fez questão de elogiar a direção de Marcelo Cardoso.
Reraise, do Stud TNT, também fez corrida de luxo. Filho de Know Heights, a exemplo de Negro da Gaita, e da craque Fanciulla Del West, ganhadora do GP Henrique Possolo, comprovou fase de franca evolução. Por muito pouco não proporcionou o bi-campeonato a coudelaria, que venceu em 1994, com Much Better. Foi apresentado em forma estupenda por C.D.Etchechoury, e conduzido à moda da casa por G.E.Calvente, um excelente piloto.
Brilhou intensamente o reprodutor Incurable Optimist, pai do alazão de seis anos Life of Victory, ganhador do Pellegrini e de Inter Optimist, que dominou de ponta a ponta a milha internacional, montado por Jorge Ricardo. Life of Victory possui campanha extraordinária, com 10 triunfos, sendo sete clássicos, e 26 colocações, em 39 corridas. A vitória no Pellegrini foi à consagração que lhe faltava. Inter Optimist correu 13 vezes, com sete vitórias, sendo quatro clássicas, e cinco colocações. Taludo, do Stud Palura, obteve a quinta colocação, no quilômetro internacional argentino.

JUJUY TIRA O PASSAPORTE PARA DISPUTAR O GP RAMIREZ

Mantido em forma exuberante pelo treinador Victor Paim, o alazão Jujuy, criado no Haras Santa Amélia, e defensor da farda do Stud São José dos Bastiões, conquistou sua quinta vitória consecutiva no GP Almirante Marquês de Tamandaré, em 2.400 metros, na areia. O filho de First American e Endagada, por Right Off, montado por César Gustavo Neto, ganhou de ponta a ponta e carimbou o passaporte para disputar o GP Ramirez, no Hipódromo de Maroñas, no Uruguai, no próximo dia 6 de janeiro. Se fizer boa viagem pode perfeitamente disputar as principais colocações, pois corre de verdade.

RAINHA CELINA VENCE O CLÁSSICO ARMANDO CARNEIRO

Em fase de franca evolução, a potranca Rainha Celina, de criação e propriedade do Stud TNT, não tomou conhecimento das adversárias venceu com enorme facilidade o Clássico Armando Rodrigues Carneiro, disputado na Gávea, na distância de 1.600 metros, na areia. A ganhadora é filha de Our Emblem e Megera Indomável, por Roi Normand, e foi apresentado em perfeito estado atlético pelo campeoníssimo treinador, Venâncio Nahid.

Nenhum comentário: