quarta-feira, 22 de abril de 2009

NOS MÍNIMOS DETALHES

Grande Prêmio Zélia Gonzaga Peixoto de Castro (GR.I)
2.400 GP – 21.04.2009

Potrancas de 3 anos. Terceira prova da Tríplice Coroa de Éguas.

Estrela Anki, em final emocionante, com preparo afinadíssimo de G. Duarte e direção mais que perfeita de Marcelo Almeida, vence a 3ª prova da tríplice coroa, derrotando Smile Jenny e Sagacitá na foto, com diferenças muito pequenas entre as três concorrentes.
Estreka Anki é de propriedade do Stud Estrela Energia e foi criada pelo Haras São José da Serra. Este centro criatório por pouco não consegue ponta e dupla na prova. Sagacitá, 3ª colocada, também foi criada neste haras.
Vamos ao páreo;
Na 1ª passagem pelo disco, Ecoute Moi assumia a dianteira, com Donna Quixote em 2º, Tanta Honra em 3º, Sagacitá em 4º e várias competidores, quase emparelhadas faziam o contorno da curva do relógio. Smile Jenny dava grande vantagem fazendo esta curva muito
aberta. Era a que estava mais por fora de todas. Desta feita não teve sorte no balizamento. Seu piloto não teve chance de pegar as raias de dentro e isto provavelmente lhe custou a derrota. Como é difícil a conquista da tríplice coroa...
Na reta oposta, Ecoute Moi aligeirava o ritmo da prova, com Donna Quixote em 2º. Estas abriam muita luz sobre a 3ª colocada que era Sagacitá. A seguir iam Tanta Honra, Grua, Smile Jenny, Last Bet, Kinien e por último, Estrela Anki.
No meio da curva, ainda Ecoute Moi, Donna Quixote, Sagacitá já mais perto, Tanta Honra, Grua, Smile Jenny, Last Bet, Kinien e Estrela Anki.
Nos 600, as da frente na mesma ordem e Smile Jenny se posicionava em 5º e a ganhadora, ainda corria último.
Nos 400, Donna Quixote era ponteira, Ecoute Moi diminuía bem. Sagacita em 3º se aproximava e Tanta Honra e Smile Jenny iniciavam sua atropeladas. A ganhadora já aparecia em 6º, sempre pela raia um, progredindo muito.
Nos 300, 4 animais praticamente em linha brigando pela ponta.
Smile Jenny, Tanta Honra Sagacitá e Donna Quixote. Esta última começava a perder terreno e Estrela Anki já era 5º.
Nos 150. em linha, Estrela Anki, Sagacita e Smile Jenny. Tanta Honra em 4º já mostrava que não brigaria pela vitória. As três seguiram brigando. Foi uma disputa sensacional, até que Estrela Anki conseguiu livrar uma cabeça de vantagem sobre Smile Jenny, que livrou focinho sobre Sagacitá.
Tanta Honra ficou com um honroso 4º lugar e completou o placar, Last Bet que dominou Donna Quixote nos 100 finais.
Estrela Anki marcou para a milha e meia o tempo de 2m31s65.

Sérgio Melgaço

Nenhum comentário: