quarta-feira, 27 de maio de 2009







A incansável procura do potro de exceção

Feliz do proprietário que recebe a benção de ter na sua farda um potro campeão. É o caso do Stud Meio-Século, dono do invicto Seu Nicão, ganhador de quatro provas em igual número de apresentações. O castanho criado no Haras das Estrelas, filho de Notation e Cacique Bar, voltou a exibir-se como craque na Prova Especial Jockey Club do Rio Grande do Sul, em 1.300 metros, na areia. Grande fase do treinador André Mion. Tiago Josué Pereira teve pouco trabalho no dorso do neto de Punk numa semana em que foi o jóquei mais vitorioso. Chegou engrenado de Cingapura, aonde venceu com Glória de Campeão.

Alguns turfistas desatentos comparecem aos leilões de potros por mera curiosidade e surpreende-se com o apetite voraz daqueles que são compradores. Mostram-se confusos para entender o investimento financeiro pesado na simples tentativa de realizar um ideal. A questão não se resume a uma equação matemática. A alta média de preço dos potros e potrancas dos melhores leilões demonstram imediatamente aos observadores imparciais a total impossibilidade de lucro imediato na disputa de provas com dotações para lá de defasadas. Nada disso importa para quem sonha em possuir um campeão.

O que este grupo de indivíduos não pode entender é que a paixão não tem preço. Realizar o sonho de adquirir para sua coudelaria um líder de geração não passa por números frios e calculistas. É um exercício de amor ao puro-sangue e ao esporte. O seleto e alucinado grupo de compradores é movido por um impulso sem limite. É a busca do craque. É a procura do campeão. Para ter o privilégio dele defender suas cores nas pistas e de um dia, quem sabe, representá-lo no exterior. O que menos passa pela cabeça do comprador é o aspecto financeiro. Orgulho, vaidade e Paixão. Isto sim, move o turfista que não mede esforços para chegar a realização plena de ser dono do craque.

Dois pesos pesados da criação nacional vão realizar seus leilões de potros nos próximos dias. O Haras Santa Maria de Araras, no dia 29 de maio, e o Stud TNT, no dia 4 de junho. No final de semana estive no café da manhã promovido pelo staff de Júlio Bozzano. Haviam vários proprietários e treinadores de olho nos potros. Filiações magníficas, porte físico correto, e aquela inconfundível expressão no olhar do cavalo bem criado. Não tenho dúvida que o mesmo quadro positivo vai acontecer em relação aos potros do Stud TNT. Gonçalo Torrealba é perfeccionista, caprichoso e profissional, em tudo o que faz. Mais uma vez os curiosos vão tomar alguns drinks, comer os canapés e arregalar os olhos espantados com os preços. Mas com certeza a turma da pesada que ama o turfe e sonha alto, cada um dentro das suas possibilidades, vai fazer o possível para levar um grande craque para casa.

No início desta crônica falei do brilhante triunfo de Seu Nicão. Não seria justo deixar de registrar a exibição de gala da potranca Lovely Carolina, de criação do Haras LLC, e propriedade do Stud Dona Lúcia, na Prova Especial Jockey Club do Paraná. Invicta depois de duas apresentações, a filha de Giant Gentleman e Sweet Carolina, por Mensageiro Alado, trouxe de volta ao pódio o treinador Cosme Morgado. Marcelo Almeida esteve muito tranqüilo no dorso de sua conduzida. Lapidar, do Stud Maggiore, que pela segunda vez fez sua escolta, também parece ser potranca futurosa. Vamos aguardar a presença delas na pista de grama da Gávea, cada dia melhor.

CAMPOS

Parabéns ao Jockey Club de Campos pela realização do simulcasting com a Gávea com 12 páreos. O esforço de todo o pessoal da região aos poucos vai sendo recompensado. A parceria com a Associação de Cavaleiros e Amazonas de Campos dos Goytacazes para realização de canchas retas, aos sábados, nos finais de semana em que o simulcasting da Gávea for com o Hipódromo do Tarumã, também foi ótima idéia. Assim o turfista de Campos terá corridas de cavalos em todos os fins de semana. Vamos em frente !

Nenhum comentário: