quinta-feira, 25 de junho de 2009

NOS MÍNIMOS DETALHES

Clássico Eurico Solanés (L.) –1.400G – 21.06.2009


Produtos de 2 anos e mais idade


Olympic Election, Notation e Keep Free (Spend a Buck), vence este clássico , e faz a alegria de três gerações.

Seu Eurico, lá de cima, torceu muito, vendo ganhar um animal treinado pelo seu neto, Beto, no centro de treinamento de seu filho, Gilberto trazendo o nome do Stud que lhe pertenceu. O Verde e Preto.

Ostentando forma impecável, vinha de vitória massacrante em páreo de turma, não deu muito trabalho ao seu piloto D. Duarte para levá-lo vencedor ao disco.

O páreo saiu bem ligeiro, com as duas éguas da competição assumindo os 1º e 2º lugares; Say Goodbye e Right Line. Em 3º corria Uniboy de Job, em 4º Senhor Extra e em 5º o que seria o vencedor, fazendo um percurso perfeito e nesta ordem, seguiram até a entrada da reta.

Lavor não teve muita sorte. Ao instigar a égua na partida, mesmo sem o uso do chicote, Right Line partiu p’ra cima de Say Goodbye. Correu portanto apurada e talvez não fosse esta a intenção do piloto, mas o fato é que não poderia mais levantá-la. Este esforço inicial deve lhe ter sido fatal. Égua sujeita a hemorragia, mesmo fazendo uso do lasix, pode ter que tenha sofrido deste mal. Embora ligeira, pensamos que prefere correr acomodada para uma atropelada.

Voltemos ao início da reta. Para se ter uma idéia do ritmo da prova, salientamos que, os quatro competidores que ocupavam as colocações principais, não chegaram no marcador.

O ganhador, que ocupava o 5º posto, fez o contorno da curva com perfeição. Por uma brecha surgida pela raia 3, assumiu o 2º lugar nos 400 e logo a seguir dominava o páreo, passando por Right Line que se apagava totalmente e seguiu firme até o disco.

Lieve, 2º colocado, correu muito. Corria 6º na reta oposta e seguiu nesta posição até o final da grande curva. Atropelou aberto e trouxe o melhor final do páreo. Encurtou bem chegando a pouco mais de um corpo do vencedor.

Mestre Feiticeiro correu no bloco de trás; com bom percurso, contornou a curva em 9º, junto à cerca e seu piloto soube se livrar bem dos adversários na reta. Progrediu pelas raia internas e foi bom 3º.

Isso Inconteste levou pequeno tropeção na largada. Ficou último.

Bruno o levou para correr por fora, raia 7 na reta oposta. Não era necessário abrir, pois estava em último e continuou nesta posição até a entrada da reta. Com tocada enérgica o piloto conseguiu faze-lo descontar bem. Foi 4º razoável.

Caio de Naranjos, correndo entre os últimos, conseguiu ganhar posições; dominou Senhor Extra nos instantes finais e completou o marcador.

No pódio, Gilberto Solanés visivelmente emocionado, abraçava seu filho e houve muita comemoração em família.

José Carlos Carnevale, titular do Exocet e Sérgio Coutinho Nogueira, titular do Haras Regina, respectivamente criador e proprietário do craque, ambos amigos de Gilberto, vibraram muito com a vitória de Olympic Election, que obteve sua 4ª vitória, sendo esta a 1ª no universo clássico.

Sua próxima apresentação, será provavelmente na milha do Presidente da República.

Não correram: Prosciutto, que foi retirado por ter disparado no alinhamento, Urubu Malandro, Light Blue e Rainha Carolina, sendo que os dois últimos eram suplentes.

O páreo foi corrido no tempo de 1m22m95, com o penetrômetro marcando 2.9 e com cerca móvel de 9 metros.


Sérgio Melgaço

Nenhum comentário: