quarta-feira, 1 de julho de 2009

NOS MÍNIMOS DETALHES

Grande Prêmio J. Ademar de Almeida Prado-Taça de Prata-Grupo 1
1.600 G – 28.06.2009

Potros de 2 anos


Timeo, com direção mais que perfeita de Marcelo Cardoso, jóquei clássico por excelência, vence de maneira insofismável esta importante prova.

Antes de comentarmos o desenrolar do páreo, façamos uma retrospectiva da atuação dos 2 primeiros colocados neste páreo.

No dia 7 de junho, foi corrida uma prova preparatória, justamente para este grande prêmio. Nesta ocasião, o vencedor foi Táxi Aéreo. Secundou-o, Timeo. Este fez o train da prova e Táxi Aéreo o dominou dos 200 finais.

Tempo não é tudo, não é um fator decisivo, mas, no mesmo dia, Uncle Tom venceu o Criterium de 2 anos, no tempo de 1m34s71 e Táxi Aéreo venceu a preparatória em tempo ligeiramente melhor – 1m34s24.

Este detalhe, não deve ter sido levado em conta pelo público apostador, pois Timeo rateou 16,80 e Taxi Aéreo era um eventual de 18,30.

Tempo não é tudo, mas como estas carreiras foram disputadas no mesmo dia, isto deveria ter sido levado em conta...

Agora vamos ao páreo.

Too Friendly, mesmo largando pela baliza 9, em desabalada carreira tomou a ponta, em 2º o ligeiro Seu Nicão. Os dois chegaram a tirar 4 corpos de vantagem sobre o 3º colocado, Trapeze, que tinha a seu lado Táxi Aéreo.

A seguir corriam True Event , Moryba, Gulf News, Timeo e Tommasi.

No final da curva, já assumia o 1º posto, Seu Nicão. Táxi Aéreo dominava Trapeze que por sua vez dominava Too Friendly. Logo a seguir, aparecia Moryba. Este largou dando vantagem de 2 corpos e em nossa opinião, Duarte o fez correr um pouco cedo, talvez procurando recuperar o terreno desperdiçado com a má largada.

Aproximadamente nos 400, Táxi Aéreo dominava Seu Nicão. Moryba faziaforça para ocupar o 2º posto e tentar a ponta, mas faltou-lhe ação.

Enquanto isto, Timeo que corria penúltimo até a entrada da reta, aparecia com ação avassaladora, numa furiosa atropelada e Marcelo Cardoso tocando e batendo, tocando mais do que fazendo uso do chicote, dominava o páreo nos 150 finais.

Era verdadeiramente um expresso pilotando outro.

Táxi Aéreo, 2º colocado, também fez corridaço, confirmando sua boa atuação na prova preparatória. Entrou na reta no 2º posto perto de Seu Nicão, dominou-o nos 400 e chegou a dar impressão de que seria o vencedor, mas no final não resistiu a melhor ação de Timeo.

Moryba, foi bom 3º Poderia ter sido melhor. Teve percurso infeliz.

Deu boa impressão no meio da reta. Achamos que deve correr mais quieto, pois não tem velocidade inicial, e pensamos que o aumento de distância, também lhe fará bem. Aguardemos.

Tommasi correu para uma chegadinha. Esteve sempre em último, posição que entrou na reta e passou para 4º nos 200. Não ameaçou mais que isto.

Seu Nicão fechou o placar. Pensamos que seu relativo fracasso, se deveu mais ao fato de ter corrido pela raia de grama, que achamos não ser o seu forte, do que ter corrido pela 1ª vez nos 1600. Foi eleito favorito da prova e parou muito cedo. Andou correndo contra adversários mais fracos, mas não era nunca exigido. Sempre galopava na frente dos adversários.

Timeo marcou para a milha, o tempo de 1m96s97 – penetrômetro 5.5


Ficha técnica
filiação: First American e In The Sand (Atticus)
criador: Haras São José da Serra
proprietário: Stud Yatasto
treinador: R. M. Lima
jóquei:Marcelo Cardoso


Sérgio Melgaço

Nenhum comentário: